segunda-feira, 10 de maio de 2010

Dividindo o peixe



Dia das mães. Mais uma comemoração longe de casa. Mais uma comemoração ao estilo chinês!

Segundo a tradição chinesa, as festividades precisam ser comemoradas antecipadamente ou no dia – nunca depois. Sendo assim, nesse dias das mães não tivemos tempo para comemorar com a família do meu pai chinês, o que deixou a mãe dele – uma senhora que me lembra a minha bisavó – muito brava.

Essa mesma senhora, a versão viva da minha “Abu” (avo, no dialeto da família Sun), tem sempre a “honra” de comer as partes mais exóticas do peixe: a cabeça e a calda.

Para os chineses, a cabeça do peixe representa o começo, e a calda o final. Portanto, se a cabeça for servida, a calda tem que ser servida também, para a mesma pessoa. Porque pela óptica chinesa, comer somente o começo ou o final de algo não é bom pressagio. O que me levou a imaginar: qual é a maneira correta, para o chineses, de se comer cobras?

Mas a etiqueta chinesa não é somente diferente na hora de comer.

Muitos ocidentais muitas vezes se sentem ofendidos pela maneira com que os chineses recebem presentes. Nunca os abrem na frente de quem os deu, e nunca expressam se realmente gostaram. Ou nunca usam o que lhes foi dado. A pratica “ah, eu amei esse par de meias, exatamente o que eu precisava” jamais se aplica na China. Mesmo porque, segundo minha lăoshí (professora), agradecer demais é mal educado. Assim como abrir os presentes é a pior coisa que alguém pode fazer quando é presenteado. Vai entender!

Enfim, seja compreensivo ao presentear chineses, e caso aceite comer a cabeça do peixe, saiba a calda tambem é essencial!


3 comentários:

  1. 'what is the correct way for Chinese to eat snakes?'
    AHAHAHAHAHAHAHAHA
    no honey, actually a lot of chinese eat heads and tails :P
    and don't feel offended by these silly chinese practices! really, its just little cultural stuff.. :)

    ResponderExcluir
  2. Paulinha,
    "rabo" de peixe é CAUDA e não CALDA. CALDA é de doce....

    ResponderExcluir
  3. paula
    nao pude deixar de perceber seu erro, como nossa amada mami.
    amei o texto.
    abú está se remoendo!! mas blz, a gte nao liga mt pra isso ne?
    beijooo
    saudades

    ResponderExcluir